Páginas

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Sem se falar há anos, musas de Parintins se entendem no Paparazzo


Making of - Musas de Parintins posam para o Paparazzo (Foto: Márcio Nunes / Paparazzo)Maria, do Caprichoso, e Tatiane, do Garantido, posam juntas para o Paparazzo
As fotos do Paparazzo de Maria Azedo, a morena que representa o boi Caprichoso no Festival de Parintins, e Tatiane Barros, a musa do Garantido, foram feitas em uma das praias mais bonitas do Rio de Janeiro: a Restinga de Marambaia que, em tupi-guarani, quer dizer ''cerca de guerra''. O significado do nome é só um detalhe, mas, ao servir de cenário para um ensaio de duas eternas rivais do folclore amazonense, o lugar virou, de fato, um território de combate.
''Em Parintins nós levamos a cultura e o nosso festival muito a sério, defendemos nossas agremiações com unhas e dentes... Faz parte existir uma rixa entre as cunhãs-porangas. Como estamos nesse posto há muito tempo, eu e a Maria não nos falamos há anos. Antes éramos próximas, mas depois nos distanciamos'', confessou Tatiane, representante do Garantido.
O Festival Folclórico de Parintins - realizado nos próximos dias 28, 29 e 30 de junho -, é repetido desde 1965 no município de mesmo nome, conhecido como "Ilha do Paraíso". Na festa, os dois bois adversários se apresentam para um público de mais de 30 mil pessoas, reinventado a lenda de uma mulher grávida que desejou comer língua de boi e colocou o marido em apuros. A evolução, a cunhã-poranga e o puxador das toadas são alguns dos ítens avaliados pelos jurados, que devem eleger o boi campeão. Uma disputa tão séria que o júri só pode registrar suas notas com canetas verdes. Tudo para não usar as cores azul e vermelha, que representam as agremiações.
 Não é à toa que Maria e Tatiane chegaram no ensaio do Paparazzo protegidas por suas tropas. Tatiane levou o namorado e Maria, a mãe. Se uma era maquiada com uma sombra escura, a outra queria igual. Se uma usava um cocar luxuoso de penas, a outra não queria ficar para trás.
Até na hora de revelar o tipo de roupa preferida para seduzir um homem, a peleja da dupla era relembrada: ''Tenho uma gaveta só de lingeries. Adoro comprar calcinhas menores, sutiãs bonitos. Acho que um conjunto branco numa mulher morena é tiro e queda na hora 'H'. Vermelho não, vermelho não fica bom em nada'', provocava Maria, representante do boi azul.
No final da manhã, o sapato de um dos looks do ensaio caiu no mar, obrigando o assistente de fotografia a se jogar na água com roupa e tudo. O episódio fez com que as cunhãs-porangas baixassem a guarda e substituíssem as farpas por risadas. Foi mais ou menos assim que, no meio daquelas dez horas de trabalho e fotos, as rivais decidiram virar aliadas e assumir juntas a missão de mostrar toda a beleza amazonense em um Paparazzo só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário